Cerca de 50% das pessoas que desenvolvem cefaleia ou enxaqueca apresentam tonturas durante toda a vida e isso é muito sério e perigoso.
A enxaqueca é a principal causa de tonturas em crianças e adultos jovens.
Uma provoca a outra? Existe uma relação?
Sim. A associação entre enxaqueca e tontura é denominada de migrânea vestibular. A enxaqueca atinge o sistema nervoso central e pode apresentar sintomas neurológicos transitórios como: Fala arrastada, visão dupla, aura sensorial, sensação de “alfinetada” e dormência nos braços e/ou pernas simultaneamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A migrânea (enxaqueca) vestibular pode ocorrer em qualquer idade, com ou sem dor de cabeça, e é relatada como mais predominância entre idosos.
Cerca de 50% das pessoas que desenvolvem cefaleia ou enxaqueca apresentam tonturas durante toda a vida e isso é muito sério e perigoso.
O que pode ser considerado “tontura” e por que isso ocorre?
Cabeça leve ou vazia, instabilidade ou desequilíbrio podem ser considerados sinais de tontura. O paciente pode ter incômodos ou até ficar incapacitado para desenvolver suas atividades cotidianas, pois corre mais risco de quedas ou de ficar acamado por não conseguir andar, devido a intensidade das tonturas, ressalta uma médica especialista no caso.
A enxaqueca é uma doença neurológica com múltiplos sintomas. O cérebro da pessoa tende a ser mais excitável e sensível aos estímulos do ambiente, processando as informações de maneira indesejada ou exagerada, ou seja, o processamento dos movimentos que a pessoa vê ou é exposta acontece de maneira inadequada, provocando sensações de tontura, revela, explicando o porquê da tontura acontecer quando temos enxaqueca as vezes. Enxaqueca vestibular é a associação de enxaqueca e tonturas em uma mesma pessoa.
Bom, caso você tenha tontura ao longo do dia, pode ser um sinal que esteja com enxaqueca também ou não. O correto é passar com um médico neurologista e avaliar seu caso. Mas saiba que andam lado a lado, tontura e enxaqueca.

