Porque acordo com dor de cabeça?

Conheça o Cefaly Agende um teste!
Entregamos
em todo Brasil
Receba seu Cefaly
em até 7 dias

É muito comum acordarmos com dores de cabeça e até enxaquecas mais fortes. Afinal, por que isso acontece? Qual a razão para mesmo tendo uma boa noite de sono, acordar com dores e incômodos na região da cabeça? Vamos falar sobre isso neste texto e tiras suas dúvidas!

A dor ao acordar pode ser cefaleia ou dor facial associada a distúrbios do crânio, pescoço e nas articulações craniomandibulares, músculos mastigatórios e outras estruturas craniofaciais, além da enxaqueca.

 

Quais os sintomas?

São as conhecidas dores na região da cabeça e até no pescoço em algumas situações, podendo ser uma “simples” cefaleia ou uma enxaqueca. Cada pessoa adquire diferente intensidade e certos casos devem ser tratados com urgência.

 

Por que há tantos casos de dores de cabeça matutinas?  Por que para muitos, as dores de cabeça ao acordar pela manhã são piores?

De fato, são horríveis as dores que sentimos pela manhã e já acordamos mal humorados. O problema é que em certos casos as dores persistem durante todo o dia e qualquer um nessa situação acaba ficando sem saída e desesperado por alguma ajuda médica.

Não há uma resposta exata e nem o porquê destas dores surgirem logo cedo, em um momento que seria para acordarmos relaxados. Porém há formas para evitar e buscar uma melhora em seu quadro.

 

É possível prevenir?

Sim.  O que temos são indícios que levam até a dor e algumas formas de prevenção. O melhor a se fazer quando a ocorrência sai do controle é buscar um médico e alguns medicamentos indicados por ele.

Vejamos alguns problemas presentes em nós que pode provocar esta dor desenfreada ao acordarmos e como devemos proceder diante deles:

  • Inflamação das vias nasais – Nestes casos é necessário tratar a alergia ou a infecção que provoca o inchaço sinusal para reduzir os sintomas.
  • Apneia de sono – Como o cérebro não recebe oxigênio nestes segundos, quando acordamos a cabeça dói. Os sinais que delatam apneia são olheiras opacas e cansaço excessivo.
  • Alterações do sono – Buscar mudar hábitos e dormir o tempo necessário (no mínimo 8 horas “regulamentares”). O estresse, as preocupações cotidianas ou a ansiedade podem modificar a qualidade do sono. Muitos vão para a cama muito tarde e levantam cedo demais e isso repercute na qualidade do sono.
  • Emoções negativas e pesadelos – Trabalhar a questão mental e evitar certos tipos de conteúdos que consumimos da mídia, aqueles que não nos fazem bem.
  • Tensão muscular – Se estivermos numa postura incorreta, sofremos pesadelos ou insônia, entre outros, os músculos do pescoço e ombros ficam tensionados, fazem pressão sobre o crânio e produzem dor de cabeça. É necessário usar um travesseiro e um colchão adequados para poder não só descansar melhor, como também apoiar por completo a coluna vertebral e, principalmente, a cervical.
  • Excesso de medicamentos – O uso excessivo de analgésicos provoca um efeito contrário. Isto quer dizer que os mesmos medicamentos causam dor pelas manhãs.
  • Desidratação – Quando não bebemos água em quantidade suficiente, os vasos sanguíneos localizados na cabeça se contraem para equilibrar os níveis de líquidos que existem no organismo. Isso dificulta a chegada de oxigênio no sangue e provoca dor de cabeça.
  • Força excessiva na mastigação – procurar mastigar de forma mais calma e amena.
  • Bruxismo, ato de ranger os dentes enquanto dorme – buscar tratamento.

 

Qual médico devo procurar?

O médico mais indicado para avaliar e tratar a sua dor de cabeça é o neurologista.  O neurologista é o profissional de saúde mais habilitado para estas tarefas e lida com vários tipos de dores de cabeça que existem, como algumas citadas neste texto, bem como atua de forma a eliminar as possíveis causas e consequências graves de uma dor de cabeça.

Com foco e determinação você conseguirá acabar com sua dor de cabeça matutina que não te deixa mais em paz. O Cefaly pode te ajudar e ainda eliminar o uso de medicamentos.

 

Summary
Porque acordo com dor de cabeça?
Article Name
Porque acordo com dor de cabeça?
Description
É muito comum acordarmos com dores de cabeça e até enxaquecas mais fortes. Afinal, por que isso acontece? Qual a razão para mesmo tendo uma boa noite de sono, acordar com dores e incômodos na região da cabeça? Vamos falar sobre isso neste texto e tiras suas dúvidas!
Author
Publisher Name
Cefaly | Tratamentos de Enxaqueca e Cefaleia
Publisher Logo

Depoimentos

@cefalybrasil Siga nosso Instagram!
Whatsapp
Olá, posso te ajudar?