Enxaqueca e DTM (disfunção temporomandibular)

Conheça o Cefaly Agende um teste!
Entregamos
em todo Brasil
Receba seu Cefaly
em até 7 dias

Qual é a diferença e a relação entre elas?

São duas condições que podem estar presentes ao mesmo tempo em um paciente e com isso dificultar seu diagnóstico e tratamento. Para cada pessoa, sinais e sintomas podem se modificar de acordo com a situação.

DTM se trata de uma dor e mobilidade comprometida da articulação da mandíbula e dos músculos ao redor. Esta disfunção pode causar dor e desconforto. Existem três tipos principais de DTM: a muscular, que ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão; a articular, que pode se dar tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por traumas ou até doenças degenerativas, como osteoartrose e artrite reumatoide; e a mista, aquela que une os distúrbios musculares e articulares.

Já a enxaqueca (mais conhecida) é uma dor de cabeça intensa e dolorosa, muitas vezes acompanhada de náuseas e sensibilidade à luz e ao som.

Enxaqueca e disfunção temporomandibular (DTM) compartilham algumas características em comum, como a presença, duração, a severidade da dor, o padrão temporal e a presença de ansiedade e depressão.

A disfunção temporomandibular está por trás de doenças como cefaleias e enxaquecas, dificuldades de mastigação e até dor de ouvido.

 

Quais as causas para a DTM?

Apertar os dentes durante o dia e a noite, apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas e mascar chiclete. Traumas, predisposição genética e até depressão e estresse também podem fazer com que a DTM apareça. Apesar disso tudo, não há causas definidas.

 

Tem tratamento?

De acordo com os especialistas, não é possível falar em cura da DTM.  Porém, há técnicas a serem feitas:

  • Placas de mordida
    Indicadas especialmente a pessoas que costumam ranger os dentes enquanto dormem.
  • Exercícios fonoaudiólogos
    Eles visam treinar a “postura” da mandíbula e fazer o alongamento e o fortalecimento dos músculos.
  • Exercícios de fisioterapia
    Por meio de técnicas como eletroterapia, ultrassom e laser, eles melhoram a cicatrização dos tecidos e a mobilidade.
  • Medicamentos
    Quando usados com prescrição médica, analgésicos e relaxantes musculares podem trazer alívio;
  • Acupuntura
    Por aumentar a quantidade de endorfinas, a técnica ameniza a dor e reduz o estresse;
  • Cirurgias
    São aplicadas em casos mais graves, quando não há resposta à terapia convencional.

 

Como prevenir?

Evitar tudo que sobrecarregue a musculatura e a articulação mandibular. Por isso, procure não apertar os dentes durante o dia; tente não dormir de bruços, já que isso pode estirar os músculos da mandíbula e do pescoço; evite comer alimentos muitos duros; e mantenha a boa postura de cabeça, pescoço e costas.

Sabendo que a DTM pode ocasionar em dores de cabeça e principalmente enxaqueca, se você evitar a primeira poderá se poupar de uma enxaqueca futura. Siga as recomendações e cuidados citados no texto e caso não resolva seu problema, procure um neurologista.

 

Summary
Enxaqueca e DTM (disfunção temporomandibular)
Article Name
Enxaqueca e DTM (disfunção temporomandibular)
Description
São duas condições que podem estar presentes ao mesmo tempo em um paciente e com isso dificultar seu diagnóstico e tratamento. Para cada pessoa, sinais e sintomas podem se modificar de acordo com a situação.
Author
Publisher Name
Cefaly | Tratamentos de Enxaqueca e Cefaleia
Publisher Logo

Depoimentos

@cefalybrasil Siga nosso Instagram!
Whatsapp
Olá, posso te ajudar?