Não é segredo para ninguém que a dor de cabeça se trata de um problema comum para quase 100% da população, mas se você tem dores de cabeça todos os dias ou muitas vezes durante o mês, o seu caso deve ser tratado com mais atenção e cuidados, já que você é mais atingido.
Uma dor de cabeça constante pode interferir na sua qualidade de vida e na sua capacidade de desempenhar as atividades diárias. Logo, é muito importante investigar a causa dessa dor.
Tenho dor de cabeça constante, como saber se é enxaqueca?
Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça e a pior delas que é muito falada é a enxaqueca. Quando alguém sente uma dor de cabeça muito forte e que dura muito tempo, é bastante comum que a primeira coisa a se perguntar seja: será que eu tenho enxaqueca? A verdade é que o diagnóstico da enxaqueca não tem a ver apenas com esses dois fatores. Isso porque outros tipos de dores de cabeça também podem ser muito intensas e durar muito tempo.
A enxaqueca é diferente de qualquer outro tipo de dor de cabeça, ela é uma doença crônica, sem cura e que vem acompanhada de sinais muito específicos, e por isso o melhor a se fazer para que tenha garantia e segurança no diagnóstico, é marcar uma consulta com um neurologista de sua confiança.
Esse incômodo pode ser um sintoma de outra doença, como uma gripe, uma intoxicação alimentar e até uma perigosa meningite, ou uma doença em si: a enxaqueca e a cefaleia tensional são as mais comuns delas e chegam a atingir 35% da população.
Como prevenir? O que fazer para buscar reverter a situação ou pelo menos reduzir a frequência que tenho dor de cabeça?
Existe tratamento já bem definido e com vasta experiência por parte dos médicos para tratamento da enxaqueca, procure um médico, se possível um neurologista.
Exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada, dormir adequadamente (com qualidade e quantidade), evitar fatores estressantes e alguns alimentos (queijos envelhecidos, frutas cítricas… entre outros que você possa identificar), além das bebidas alcoólicas, podem ajudar a reduzir o número e a intensidade das crises.
É difícil escapar das dores de cabeça, mas não é impossível.

