Café e a Enxaqueca

Conheça o Cefaly Agende um teste!
Entregamos
em todo Brasil
Receba seu Cefaly
em até 7 dias

Herói ou Vilão?

Essa é uma dúvida frequente entre muitos brasileiros, afinal, o café ajuda ou atrapalha no combate à enxaqueca? Descobriremos a resposta para essa pergunta agora neste texto que preparamos!

 

Qual substância encontrada no café que é a responsável pelos efeitos em nosso corpo?

A cafeína. Ela está presente em uma das bebidas mais consumidas diariamente pelos brasileiros: no café! Além do café, também está presente em outras bebidas como chás e refrigerantes.
A cafeína age no nosso cérebro como um potente estimulante, proporcionando uma sensação de diminuição momentânea do cansaço,
fluxo de pensamento mais claro e rápido, e melhorando o humor. Essas são características que fazem do café uma bebida tão popular.

Pessoas que ingerem cafeína geralmente se sentem mais despertas, menos cansadas, e com um fluxo de pensamento mais rápido e claro.

 

Tenho dores de cabeça, continuo tomando café regularmente ou não?

A cafeína provoca no nosso cérebro um fenômeno chamado vasoconstrição, ou seja, contrai os vasos sanguíneos do cérebro, e acredita-se que esse seja o motivo para que a cafeína seja, em partes, capaz de diminuir certas dores de cabeça. Então caso você não possua grandes problemas em relação a dores de cabeça, o café irá te ajudar.

 

Tenho enxaqueca, o café vai me ajudar?

A cafeína neste caso é um potente inimigo!

Isso porque o cérebro de uma pessoa com enxaqueca apresenta uma maior sensibilidade a estímulos, e como a cafeína é um grande estimulante do sistema nervoso central, passa a ser um gatilho em potencial para as crises de enxaqueca. Desta forma, se você sofre de enxaqueca, é muito importante ponderar o consumo de café.

Especialistas acreditam que a cafeína ajuda a bloquear uma molécula considerada um dos gatilhos da enxaqueca. O novo estudo, porém, mostra o contrário.

 

Em excesso, o café faz mal para qualquer pessoa em qualquer situação, com dores ou não?

Sim!  O café tem substâncias viciantes e em excesso sempre será prejudicial. Deve haver um equilíbrio em qualquer coisa que consumimos. O recomendado são no máximo cerca de 4 xícaras de café por dia.

O indivíduo, que com o uso abusivo do café, fica mais “esperto”, acordado, com uma sensação de bem-estar; quando fica sem a cafeína com a qual já se habituou, começa a apresentar efeitos no coração, pressão sanguínea, metabolismo, apetite e sono (insônia); bem como efeitos no sistema nervoso central (agitação, tremores), além de dores de cabeça e enxaqueca.

Reflita se está ingerindo café na medida ideal e se isso não está desencadeando sua enxaqueca ou se está tomando muito pouco café, tendo em mente que dependendo de sua dor de cabeça, ele poderia te ajudar.

 

Summary
Café e a Enxaqueca
Article Name
Café e a Enxaqueca
Description
Essa é uma dúvida frequente entre muitos brasileiros, afinal, o café ajuda ou atrapalha no combate à enxaqueca? Descobriremos a resposta para essa pergunta agora neste texto que preparamos!
Author
Publisher Name
Cefaly | Tratamentos de Enxaqueca e Cefaleia
Publisher Logo

Depoimentos

@cefalybrasil Siga nosso Instagram!
Whatsapp
Olá, posso te ajudar?