Se dormir pouco e acordar cedo já é ruim, imagine acordar com dores de cabeça ou enxaquecas fortes logo pela manhã? Ou pela tarde naquela hora boa para dar aquele cochilo? É muito ruim não é? Nós podemos evitar situações desagradáveis como estas.
Afinal, quais são as causas para acontecer isso?
Há diversas causas para a enxaqueca ao acordar e todas elas são uma resposta ao seu organismo, ou melhor, a forma que você está cuidando de sua rotina e seu corpo. São elas: sono superficial (fragmentação do sono), poucas horas de sono dormidas (em alguns casos, nem sempre é a maior responsável pela enxaqueca), insônia, apneia do sono, bruxismo, uma má alimentação antes de dormir, uso excessivo de aparelhos eletrônicos, dormir em posições inadequadas e desconfortáveis, entre outras.
Vale destacar que uma pesquisa investigativa feita mostrou que dormir pouco não era a principal causa para enxaqueca, ou seja, imaginar que dormir melhor vai ajudar nos casos mais graves de enxaqueca não é o caminho ideal e mais eficiente.
Qual, ou quais os tratamentos?
Os tratamentos são diversificados e sempre terá algum que se aproxime mais de cada tipo de pessoa dependendo de suas necessidades, vejamos:
- Uso de remédios naturais como chá de maracujá, tília ou camomila, por exemplo, e com a adoção de hábitos que facilitem a indução de sono vão reduzir sua insônia.
- Na apneia, o essencial é mudar os hábitos de vida prejudiciais como fumar, beber e comer em excesso, para evitar até a obesidade.
- Se manter numa posição adequada e confortável, que não sentirá dores, analisar se está correta a posição do travesseiro.
- Ingerir menos álcool e mais água e sucos naturais.
É possível prevenir?
Não há uma resposta tão clara e objetiva para esta pergunta. É relativo e dependerá muito do paciente e do seu grau existente de enxaqueca. No entanto, é possível sim prevenir, seguindo os tratamentos indicados, desde os mais simples até os mais complexos, e conseguirá notar pelo menos uma nítida melhora em seu estado. Óbvio que em certas situações você será obrigado a fazer uma consulta com um médico especialista.
Qual médico devo procurar para fazer uma consulta e um acompanhamento?
Você deve procurar um neurologista. São médicos especialistas em tratar enxaquecas.

